COLETÂNEA

Sinopse/Enredo

Uma localidade no Ceará com ambiente campestre, muitas palmeiras e outras árvores, e casas simples feitas de barro. Pessoas à margem de uma lagoa e, mais adiante, casal passeando num barco. Duas mulheres e um homem diante da casa onde nasceu o escritor José de Alencar. Numa rua em Fortaleza, dois homens transportam tecidos no lombo de burro, ao fundo uma praça, uma igreja e caminhões em movimento. Monumento com relógio numa praça bastante movimentada, destaque para um prédio público ao longe. Um senhor, um rapaz e uma moça olham para a câmera, sentados no banco de uma praça. As praias cearenses com palmeiras, banhistas e homens sentados numa canoa estacionada na areia. Um barco no mar e o mesmo, em seguida, sendo retirado da água com a ajuda de alguns homens. Senhoras fazem rendas e bordados sentadas numa esteira estendida sobre a areia. Vaqueiro montado num cavalo e toda a sua indumentária característica. Em Recife, uma baía com barcos, casas e prédios baixos ao redor. Ponte com intenso movimento de transeuntes, camelôs, automóveis e transportes coletivos. Carnaval de rua com homens e mulheres fantasiados no meio da folia, destaque para bloco carnavalesco com pessoas dançando frevo. Boneco de Lampião feito pelo mestre ceramista Vitalino de Caruaru. Numa banca, homem expõe vários bonecos artesanais e, em seguida, posa para a câmara segurando bonecos de boi e cangaceiro. Numa praia em Maceió, homem tira jangada do mar, destaque para o coqueiro "gogó da ema". Numa rua da cidade, moça compra rolete de cana-de-açúcar da pequena banca de uma senhora. Registros aéreos com homens e guindastes trabalhando nas obras da CHESF, em Paulo Afonso. Destaque para os aspectos das quedas d'água. Pescadores içam velas de algumas jangadas no Rio São Francisco. No interior de uma cabana, homens reunidos sentam ao chão, com seus pratos, e comem com as mãos. Homens e mulheres pegam água na beira do São Francisco e carregam as moringas cheias na cabeça, destaque para duas mulheres subindo uma escadaria com moringas na cabeça. A colheita do coco e a pesca em águas rasas com o uso da tarrafa e jereré. Senhores "fumadores de maconha" usando a erva com o uso de uma pequena garrafa. Dois rapazes movimentando a roda grande do "catitu", aparelho para moer mandioca. Uma feira livre com intenso movimento de pessoas e muitas barracas. Família de retirantes com homens segurando carabinas e mulheres segurando crianças e trouxas caminha pela rua olhando para a câmera. A passagem de um caminhão pau-de-arara com retirantes. Um "terno de zabumba", composição formada por quatro homens tocando zabumba, tambor e flautas. Populares observam moças trajadas com vestido, faixas e enfeite de flor no cabelo executando danças típicas. Em Salvador, cenas do elevador Lacerda, saveiros parados na praia, mulheres vendendo acarajé e uma roda de capoeira. Algumas igrejas em Salvador e algumas mães-de-santo e pais-de-santo num terreiro de candomblé, assistidos por várias pessoas. O complexo petrolífero na Bahia e o seu maquinário para extração e processamento de petróleo. Em Vitória, navios parados junto ao "Cais do Minério" e a praia e o Convento da Penha. No interior paulista, O templo de Bom Jesus de Pirapora visto de um barco que navega o Rio Tietê. Homens passeiam em barco pelo Rio Paraíba do Sul rumo à cidade de Aparecida do Norte. Meninas e meninos vestidos para festa religiosa seguram estandartes. Rua com populares e caminhões estacionados, destaque para homens e mulheres executando o "batuque", dança de origem africana. Em Tatuí, monumento em homenagem a Paulo Setúbal. Na mesma cidade, o pároco Silvestre Murari caminha para a câmera conversando com outro homem. Os festejos pirotécnicos numa noite de São João. Em Piracicaba, destaque para monumento em homenagem à Revolução de 1932; o busto em homenagem ao professor Sud Mennucci; e homens vestidos de terno e chapéu tocando violão e dançam o cateretê. Alguns momentos em Itanhaém: o trabalhando com arado puxado por bois; homem e criança passeando em carro de boi; o encontro do mar batendo nas pedras; e o histórico Convento Nossa Senhora da Conceição. Destaque para o monumento com a estátua de Padre José de Anchieta e um representação da catequização dos índios pintada no interior da Igreja de Morumbi. O Monumento do Ipiranga com a estátua equestre de Dom Pedro e alguns ângulos das arcadas da Faculdade de Direito do Largo São Francisco. Destaque para o Monumento das Bandeiras, em São Paulo.

Código: 017079

Data: 1959c

Local: São Paulo / SP / Brasil

Direção: Araújo, Alceu Maynard

Produtor: Araújo, Alceu Maynard

Companhia produtora: TV Tupi

Roteiro: Araújo, Alceu Maynard

Cromia: BP

Duração: 16min20seg

Outros Títulos: SÉRIE VEJA O BRASIL

Gênero: Documentário

Assuntos: Rio, Embarcação, Transporte de carga, Animal, Cidade, Comércio, Transporte coletivo, Monumento, Praia, Artesanato, Comportamento social, Obra pública, Engenharia, Automóvel, Carnaval, Folclore, Música Popular, Vegetação, Energia, Alimentação, Saneamento

Identidades: Araújo, Alceu Maynard (locução), Murari, Silvestre

Categorias: Média-Metragem / Não-ficção / Nacional / Sonoro